Natal

Natal
Natal...Inverno

Passado do blogue

4 de maio de 2011

O arroz nosso de cada dia tem mais de oito mil anos

Li este artigo muito interessante, foi escrito por PEDRO HENRIQUE FONSECA e achei que seria curioso registá-lo no meu espaço para os amigos lerem.O rei D. Dinis, o "Agricultor", introduziu em Portugal a cultura do arroz durante o seu reinado, entre os séculos XIII e XIV. Actualmente, pode dizer-se que o português não dispensa este cereal à refeição. Mas qual é a origem do alimento que conforta mais de metade da população do planeta?




Um grupo de investigadores apresentou um estudo sobre a verdadeira origem do arroz, considerado um dos alimentos básicos mais importantes da actualidade. O genoma deste cereal sugere que o cultivo do arroz foi "domesticado" uma única vez, contrariando a ideia anterior de que havia várias subespécies desta planta.
As mais de dez mil variedades de arroz catalogadas derivam apenas de duas subespécies distintas, a "Oryza sativa japonica" e a "O. sativa indica", que terão sido cultivadas em épocas e regiões distintas da Ásia.
Um novo estudo publicado na revista "PNAS" defende que o arroz foi cultivado pela primeira vez na China, há mais de nove mil anos. Segundo os cientistas, seria o arroz caseiro que comemos actualmente.
Uma equipa internacional de investigadores reexaminou a evolução do arroz, estudando a sua genética. Os cientistas chegaram à conclusão de que as subespécies japónica e índica tinham uma origem única depois de constatarem que há uma forte relação entre ambas.
A equipa utilizou uma técnica conhecida como "relógio molecular" para chegar às datas da evolução histórica do cereal. Caso estejam certos, o arroz foi "domesticado" há 8200 anos. O estudo indica que as subespécies ter-se-ão separado há 3900 anos.

Sem comentários: